Portes gratuitos em Portugal Continental para compras superiores a 200€
×
NOTÍCIAS JCR

Normas para Calçado de Segurança





Conheça a nossa gama de Botas, Botins, Cobre Sapatos Descartáveis, Sandálias, Sapatos e Socas.



Conheça os produtos que selecionámos para mitigar os riscos Calor, Corte, Deslizamento, Elétrico, Estático, Frio, Impacto, Perfuração e Químico.





QUE NORMAS EXISTEM?


EN ISO 20344



Esta norma define os métodos de provação do calçado de segurança, do calçado de proteção e do calçado de trabalho para uso profissional. Esta norma só pode ser utilizada junto com as normas EN ISO 20345 e EN ISO 20347, que precisam as exigências do calçado em função dos níveis de riscos específicos.




EN ISO 20345 - Especificação do Calçado de Segurança para Utilização Profissional



Esta norma europeia determina, referindo-se à norma (EN ISO 20344), as exigências fundamentais e adicionais (facultativas) do calçado de segurança para uso profissional, levando a marca «S». O calçado foi equipado de uma biqueira de segurança para garantir uma proteção contra os choques de energia máxima equivalendo a 200 Joules e contra um esmagamento de 15 kN.



EN ISO 20347 - Especificação do Calçado de Proteção, que leva a Marcação “O”



Este calçado é diferente dos sapatos de segurança uma vez que não dispõem de extremidade de proteção contra os choques ou esmagamento.



EN ISO 61340-5-1



Esta norma define os ensaios e requisitos para o calçado electroestático com aplicações específicas. Descreve os métodos de ensaio utilizados para determinar a resistência elétrica do calçado utilizado para o controlo do potencial eletroestático do utilizador no seu posto de trabalho.



EN ISO 20349-1 / EN ISO 20349-2



Esta norma define os ensaios e requisitos para o calçado de proteção contra os riscos térmicos e projeções de metal fundido como os encontrados em fundições e operações de soldadura.



JCR | Normas para Calçado de Segurança